O departamento da NASA que lida com esse tipo de ocorrência, disse na sexta-feira (24) que a rocha espacial - identificado pela sigla MD 2011 - vai passar a 12.000 km da superfície da Terra, perto do sul do Oceano Atlântico, a aproximadamente 1:14 EDT (1714 GMT).
Sobrevôo do asteróide próximo da Terra será próximo, mas não um recorde de asteróides de passagem. O registro é actualmente detida pelo asteróide 2011 CQ1, que entrou dentro de 5.471 quilômetros da Terra em 4 de fevereiro deste ano.
No próximo ano, um pequeno asteróide virá ainda mais perto de 5.500 km do planeta.
O MD 2011 é cerca de 10 metros de comprimento e foi descoberta nesta semana pelos telescópios no Novo México. Segundo os cientistas, os asteróides passam este tamanho, a Terra uma vez a cada seis anos. Asteróides com menos de 25 m quebrar na atmosfera da Terra e não causam danos chão.
Se MD 2011 fez greve do planeta, ele iria quebrar-se na atmosfera e dar uma espantosa exibição de bolas de fogo e meteoros. Como se vê, ele vai navegar por harmlessly, 32 vezes mais perto que a Lua, e mais perto do que alguns satélites geosynchronous.
"Ele vai ficar tão perto da Terra que a trajetória do asteróide vai ser alterada pelo campo gravitacional do nosso planeta."
Em sua passagem pela Terra, o asteróide deve ser brilhante o suficiente para ser obeserved por médias telescópios.
Em sua passagem pela Terra, o asteróide deve ser brilhante o suficiente para ser obeserved por médias telescópios.
De acordo com a NASA, o corpo celeste é pequeno e não oferece risco para o planeta
0 comentários:
Postar um comentário