17:59
0
Pro Evolution Soccer 2014 já está quase chegando. Thank God! Injusto dizer que Pro Evolution Soccer 2013 foi ou é um jogo ruim, mas as trapalhadas, as indecisões e decisões erradas farão os fãs da franquia empacotar PES 2013 rapidinho assim que 20 de Setembro chegar. É, PES 2014 chega as lojas dia 20 de Setembro. Podem negar, xingar, ofender… mas eu sou a mosca que pousou em sua sopa…


Sem mais pelo momento, as 10 piores coisas de Pro Evolution Soccer 2013:

10ª A KONAMI jamais ofereceu uma experiência satisfatória online para os jogadores de PES, mas na edição atual a coisa extrapolou por razões diferentes. Trapaceiros por natureza dão lagging a vontade sem medo de punição e quem não sabe jogar, vive de esticar a bola para o Hulk, CR7 ou Van der Mirch. A cada edição do jogo, a KONAMI/PES perde mais e mais fãs que gostam de jogar online devido a este problema.

A exclusão do Modo Liga. A explicação que recebi para isso simplesmente não faz sentido; ou algo se perdeu na tradução. Mas excluir do jogo um dos modos mais amados pelos fãs, decisão de Shingo “Seabass”, o cara merece o Troféu Mula 2013.

As estatísticas ridículas dos clubes da Liga do Brasil. Primeiro veio a mentira: contratamos alguém para gerar estas estatísticas para nós. Depois a verdade: a Liga foi licenciada em cima da hora, não tinha muito o que fazer. Depois a pior das verdades: Jon Murphy sugeriu o uso dos dados de uma empresa britânica especializada em estatísticas do futebol para gerar os dados (completamente aleatórios) para mais de 90% dos jogadores que atuam por aqui.

Sabidamente o Campeonato Brasileiro é tratado como Liga de 2ª linha em alguns países da Europa. Pelas stats dos brasileiros, o Joey Barton, aquele que vive infernizando o Neymar e chama o Campeonato Brasileiro de “Liga das Selvas” deve ser o dono da empresa contratada pela KONAMI na Inglaterra.

Estatísticas de jogadores como Cristiano Ronaldo, Hulk, Benzema, Pepe… se Cristiano Ronaldo tivesse na vida real as habilidades que têm em PES 2013, Portugal seria Tri-Mundial e todos os times que ele jogou seriam campeões invictos e em pontos corridos: com 40 pontos na frente do 2º colocado.

É fácil mostrar boas estatísticas na ML e no código do jogo sacanear o Messi. Só porque ele disse que não gosta de PES? A discussão começou quando ele reclamou que a KONAMI não fazia uso de profissionais de verdade do futebol para ajudá-la nas situações reais do jogo. Em PES 2014, Messi continua sendo “razoavelmente bom”, não mais que isso. A Yakuza manda lembraças Leo.

De três ou quatro anos para cá, surgia nos fóruns e blogs da internet afora acusações graves contra a KONAMI sobre pagar por resenhas, e após conferir que isso não estava gerando grandes resultados em vendas, ela: “Jon Murphy e Erik Bladinieres” decidiram pagar blogs para formarem comunidades e opiniões pró-PES. Bastiões de resistência contra o avanço sangrento da Eletronic Arts/FIFA.

Nessa, blogs como WENB, PESFAN e alguns babacas aqui da América do Sul passaram a fazer uma espécie de vigilância. Qualquer notícia, furo, novidade vinda da KONAMI; “OBRIGATORIAMENTE” precisaria chegar primeiro desses veículos. São a voz da comunidade. Em troca? Uma graninha, viagens, hotéis e uma ajudinha de custo para trazer aos mortais as boas novas. Presentinhos aqui, um trocadinho ali… assim eles vivem e queriam nossa (PESBR) integração. A coisa engrossou quando descobriram que estávamos criando uma rede de blogs parceiros nos Estados Unidos, França, Espanha e Turquia.

Tanto Jon Murphy quanto Erik Bladinieres convencem a KONAMI a pagar as regalias desses caras. Com a grana que você, que eu, que todos os trouxas brasileiros, que pagaram mais de 70% da conta de PES 2012.

Quando perceberam que não nos juntaríamos a eles, passaram a nos atacar. No sábado recebi um e-mail, para dizer a verdade, educado do Adam Bhatti, pedindo que eu jogasse a favor e não contra a franquia. Que eu publicava notícias fake ou chutava posts que eu sabia que tinham grandes chances de se tornar realidade.

Bem, acho que quem traduz as notícias do PESBR para ele do Português para o Inglês precisa melhorar no idioma de Camões. No fundo, a irritação é o fato do PESBR furar eles e dar as notícias primeiro e ter atenção por parte da KONAMI Japão.

Bugs das renovações. Alguns horários como 23:59 e 02:59 são letais. Quer renovar contratos caros sem gastar muito dinheiro? Esses dois horários não tem erro. Rápido no gatilho? Você consegue renovar Ribéry por 1.776,28 e o Messi por 2.024,90. Correção de bugs não é com a KONAMI. Esse existe desde o lançamento do game, como aquele de quem comprou todas as grandes estrelas e os contratos jamais venceram.

Ao seu caixa chegar em 999.999,99 simplesmente a contagem para e o bugueiro continua fazendo a festa.

Servidores fora do ar quase todos os dias. Se você jogar com algúem a 300 ou 400 Km de você, é o mesmo que jogar com alguém da Indonésia. Mais do que servidores ruins, o que detona PES online são erros de configuração dos servidores. Erros primários que ninguém consegue imaginar como uma empresa do tamanho da KONAMI consegue cometer.

Quantidade limitadíssima de jogadas. Chame-as de scripts ou melhor: Patterns. É simplesmente a versão de PES com o menor número de opções de movimentos em campo. Quem joga PES13 desde seu lançamento sabe que novos atalhos
não foram descobertos porque não existem. Com o acerto em PES 2014, a edição atual ficará acuada no canto da prateleira. Dificilmente alguém irá tirar a poeira e “botar pra rodar.”

Essa é a grande decepção com a KONAMI relativa a Pro Evolution Soccer 2013. Quando a Liga do Brasil não foi atualizada, recebemos a informação de que o calendário brasileiro não permitiria que a KONAMI deslocasse uma equipe para atualizar as transferências, uniformes e etc relativas a Liga do Brasil. Porém, na mesma data da correção da Libertadores (correção porca, mas… uma correção. DLC 6.0) ela lançou para os japoneses a atualização completa da J-League. Confira este link aqui.

Transferências, kits de uniformes, estatísticas de jogadores, 37 novas linhas de comentários, bolas, cantos de torcida e outras novidades. Quando solicitei uma explicação a determinada pessoa da KONAMI Japão sobre isso, ela atribuiu a Erik Bladinieres a obrigação de fornecer esses dados aos produtores. “A companhia dá total autonomia para eles decidirem o que é melhor em sua região de atuação”, me disse a fonte, um dos desenvolvedores de Pro Evolution Soccer sem esconder um certo desconforto com a situação.

Aliás, ao atualizar a Libertadores ainda com o antigo patrocinador (Santander), a KONAMI arrumou briga com a Conmebol que dificultou ao máximo a renovação de suas licenças, que a partir de 2014 (FIFA 15) estarão disponíveis também aos fãs de FIFA, correndo o risco de ficar fora de Pro Evolution Soccer.

Um bosta. Pode destruir uma franquia com atitudes (ou a falta delas) como essas. Se bem que nós sabemos a verdade por trás disso. Contá-la a todos tem a hora correta. Preservar quem nada tem a ver com isso e que perderia seu emprego por isso, simplesmente me parece o mais correto, mas a KONAMI não pode dizer que não foi alertada.


Sabemos que há mais, bem mais erros que fizeram de Pro Evolution Soccer 2013 um jogo que não deixará saudades. Cada fã da franquia certamente ao longo da caminhada com PES 2013 e as incertezas sobre PES 2014 pensou em jogar a toalha. A edição atual reduziu ainda mais a fatia da KONAMI no mercado. Um jogo com problemas e um marketing/RP horrorosos deixaram PES com uma fatia de menos de 15% do mercado. No 1º mundo, com exceção ao Japão, PES é ridicularizado e descrente. As pré-vendas de ambos os jogos dão uma vantagem absurda a FIFA 14 contra Pro Evolution Soccer 2014.

Com a PES Productions com a faca no pescoço, talvez veremos uma nova atitude por parte da produtora japonesa. Por mais encantador que PES 2014 seja: é mudar, ou morrer!