Não é novidade que quase metade da população mundial conectada à internet possui um perfil no Facebook, a maior rede social do mundo. No entanto, o Facebook não está 100% satisfeito e resolveu se aliar a outras gigantes das telecomunicações- Samsung e Nokia (eletroeletrônicos), Ericsson (equipamentos de telecomunicação), Qualcomm e Media Tek (semicondutores) e do navegador Opera- com o objetivo de universalizar o acesso à web.
Com essa iniciativa, o Facebook pretende levar internet aos dois terços da população mundial que não possuem acesso à internet. Atualmente o número de pessoas conectadas chega a cerca de 2,7 bilhões de pessoas – das quais aproximadamente 42,5% possuem um perfil. No Brasil são cerca de 76 milhões de perfis no Facebook. Entre eles, 44 milhões acessam a rede social por meio de aparelhos móveis.
A iniciativa do Facebook será concentrada no site internet.org e seguirá os padrões das parcerias que o Facebook possui com operadoras de telefonia móvel nos Estados Unidos e no Brasil como a TIM, Claro e Oi, que possibilitam acesso gratuito ao Facebook.
Para isso, foram estipulados alguns objetivos para avançar entre os países emergentes. Um deles é fomentar a adoção de tecnologias que reduzam os valores gastos para se conectar à internet e o desenvolvimento de smartphones mais baratos, além de acordos para levar internet a baixo custo a comunidades carentes. Também pretende-se criar ferramentas que reduzam a quantidade de dados necessária para usar aplicativos em smartphones ou navegar na internet.