15:45
0
Temida entre as mulheres, a celulite é um dos principais motivos que fazem muitas procurarem as clinicas de estéticas para dar um fim aos terríveis furinhos na pele. Uma dos meios de se livrar desses detestáveis buraquinhos é por meio da dieta.

Muitos profissionais de saúde acreditam que a celulite esteja relacionada ao acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocada por dietas desequilibradas, rica em alimentos refinados e pobres em frutas, legumes e verduras. Os depósitos de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dão a aparência de celulite, ficando mais evidente quando a pele é pressionada.



Podemos classificar a celulite segundo seus estágios:

1-  Estagio I: Oculta ou de predisposição e pode ser reversível

2 - Estagio II:
Os furinhos começam a ser visíveis, porém ainda pode ser reversível

3 - Estagio III:
etapa um pouco mais avançada que a segunda, entretanto ainda é passível de tratamento e pode ser reversível.

4 - Estagio IV:
Irreversível. Não há mais respostas aos tratamentos devido à presença de líquidos ricos em proteínas e lipídios nos membros inferiores, causando desconforto visual e até dores.

A celulite é mais frequente nas Mulheres

A celulite é mais freqüente em mulheres graças aos hormônios estrogênio que faz com que acumule mais gordura na região do quadril e nas coxas, quando comparado aos homens. A celulite causa grande desconforto estético e angústia; à medida que a pele envelhece, a superfície torna-se mais fina e menos elástica tornando a celulite mais evidente, por isso, é recomendado evitar a exposição excessiva ao sol, pois assim mantêm-se a elasticidade da pele.


Tratamento contra a celulite Utilizados




Tratamento como lipoaspiração, injeções e tratamentos elétricos, não possuem os efeitos duradourosprometidos. As mudanças de hábitos, de modo a adotar novos hábitos que proporcionem: dietas adequadas, práticas de atividades físicas, atenção aos erros alimentares e melhora da função intestinal, melhoram a aparência da pele, inclusive quanto a celulite.

A utilização de dietas, neste caso, tem como objetivo a redução do tecido adiposo, a regulação do transito intestinal e a diminuição da retenção hídrica. Desse modo reajustando os mecanismos que faziam aparecer a celulite.Sendo assim, a dieta deve ser pobre em gordura e rica em frutas, legumes e verduras. Importante substituir os carboidratos simples pelos complexos (alimentos integrais) e ficar atento ao consumo de fibras. 

As fibras insolúveis reduzem o tempo do trânsito intestinal, diminuindo a pressão abdominal e com isso, melhoram o sistema circulatório dos membros inferiores, além de não favorecer a reabsorção do estrógeno na forma ativa. A perda de peso também pode ser interessante para estes casos, porém ela deve acontecer de forma lenta para não agravar o problema

Confira a seguir algumas dicas:


- Consumir, diariamente, frutas, legumes e verduras;

- Preferir fontes magras de proteína, como omeletes feitos somente com a clara, aves, peixes e carnes vermelhas magras, como o lagarto, a maminha e o filé mignon;

- Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

- Preferir alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino;

- Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como margarina sem sal, vegetais em geral e temperos naturais, pois o sal favorece a retenção de líquidos e, assim, agrava a gordura localizada;

- Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas; prefira sucos naturais ou água.

- Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

- Beba 2 litros de água por dia;

- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes.

- Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais;

- Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.


Então, Nutrimos?


Fonte: —, celulite – o que é e como a alimentação pode ajudar?. disponível em <http://www.rgnutri.com.br/sqv/estetica/celulite.php&gt;. acessado em (05/07/2010)