Pesquisa indica que substância, presente em produtos lácteos, diminui índice de diabetes tipo 2
Conhecidos por sua gordura, os laticínios integrais costumam passar longe de uma dieta saudável. Estudo divulgado pela publicação americana Annals of Internal Medicine, no entanto, mostrou que uma dieta rica nesse tipo de alimento pode ajudar a reduzir a incidência de diabetes tipo 2 em até 60%. Isso graças a um tipo de gordura trans, o ácido transpalmitoleico – ácido graxo encontrado no leite, no queijo, no iogurte, na manteiga.
De acordo com os pesquisadores, a presença da substância no organismo (que não é fabricada pelo corpo humano) também resulta em índices mais altos de colesterol bom (HDL) no sangue, diminui a resistência à insulina e torna a pessoa menos propensa a infecções. Dariush Mozaffarian, um dos diretores do programa e da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, reconheceu, porém, ser difícil saber ao certo qual seria a quantidade de ingestão diária de laticínios integrais.
Apesar das boas novas, a nutricionista Clara Giacomosi, de São Paulo, diz que não é bom abusar. “Não se deve ingerir mais derivados do leite apenas para ter esse benefício: essa pesquisa ainda deve ter desdobramentos”, afirma. “A gordura trans é famosa por aumentar o LDL (colesterol ruim) do sangue. Embora a pesquisa diga o contrário, ainda é preciso ter cautela.”
Não existe uma tabela diária para consumo de derivados do leite. As autoridades de saúde costumam estabelecer apenas as necessidades cotidianas de cada nutriente. De acordo com a nutricionista, são nessas recomendações que você deve se basear.
0 comentários:
Postar um comentário