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Fashion Plus Size faz moda para quem abomina "sacos de batata"
16 de julho de 2011 18h50 atualizado em 18 de julho de 2011 às 08h56
 
Renata Poskus Vaz é uma das pioneiras do movimento Plus Size brasileiro e dirige o Fashion Weekend Plus Size. Foto: Léo Pinheiro/Terra

Renata Poskus Vaz é uma das pioneiras do movimento Plus Size brasileiro e dirige o Fashion Weekend Plus Size
Foto: Léo Pinheiro/Terra

Vagner Magalhães

Os desfiles do Fashion Weekend Plus Size - edição verão 2012 - neste sábado, em São Paulo, trouxeram pouca roupa preta, valorização das cores e decotes, e reuniu um público ávido por novidades em modelos para manequim entre 44 a 52. E para quem está acostumado a pensar em "gordinhas" como público alvo, a organizadora do evento, Renata Poskus Vaz, tem a resposta na ponta da língua.

"É errôneo pensar que manequins grandes são para gordos. Há mulheres altas que têm os ombros largos, outras com o quadril avantajado. Cada uma tem um corpo e as mulheres não se contentam mais em usar roupas "saco de batatas". Antigamente, só era possível comprar o que tinha. Hoje, tem muita gente investindo em modelos muito mais femininos para esse público", diz.

O desfile está em sua quarta edição e a organizadora disse que veio para ficar. Inspirada em um evento semelhante ocorrido em Nova York, em 2009, Renata diz que o público que frequenta seus desfiles é composto basicamente por lojistas, consumidores e imprensa especializada.

"Em um momento em que se discute tanto a magreza das modelos, aqui temos algo mais próximo da realidade da população em geral. A moda para quem tem manequim mais elevado ainda sofre uma carência de espaço na mídia", afirma.

Ela planeja ampliar o evento para o próximo ano, dividindo os desfiles em dois dias, para cerca de 600 convidados. "Hoje há uma competição sensual entre os fabricantes, em fazer roupas mais elegantes e sensuais para essa mulheres. Veremos muito tomara que caia, decotes valorizados, mas sem se esquecer de esconder a barriguinha", diverte-se

Nestes dois anos em que o evento existe, ela afirma que houve uma profissionalização das modelos e que as empresas que estão investindo para valer no setor tem conseguido bons resultados. Apesar disso, Renata disse não saber precisar o montante de faturamento das empresas que participam do fim de semana de moda.

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