Dupla Dinâmica
A cabine de um Boeing 737 é ocupada pelo comandante e o copiloto. As
atribuições são as mesmas, mas o comandante é o responsável pela
aeronave e cabe a ele decolar e pousar. As demais tarefas são divididas.
Normalmente, porém, o copiloto se comunica com os órgãos de controle,
preenche o plano de voo e checa os procedimentos.
Piloto Automático
Esses controles são usados para programar a rota do avião, selecionar a
velocidade, a direção e a altitude e definir o momento em que o avião
deve começar a descida para o pouso. Depois que os dados são
configurados, o avião voa sozinho. Costuma ser ativado quando o avião já
está nivelado e na altitude de cruzeiro.
FMC
O Computador de Gerenciamento de Voo dá acesso ao banco de dados da
companhia. Ele armazena as rotas voadas pela empresa, os procedimentos
de subida e descida, a configuração dos aeroportos e outras informações
importantes.
Alavancas
A da direita controla os flaps, superfícies de controle nas asas, que
servem para aumentar a sustentação do avião. A da esquerda aciona o
spoiler, uma espécie de freio aerodinâmico também situado na parte
superior das asas. Ele é usado para fazer curvas em voo, perder altitude
e ajudar a parar o avião em solo.
Painel superior
Abriga controles de ar-condicionado, faróis, limpador de para-brisa,
geradores elétricos, bateria, sistema hidráulico e bomba de combustível,
entre outros. O botão que aciona a APU (sigla em inglês para Unidade
Auxiliar de Energia), usada para dar partida ao avião e manter a
eletricidade em solo, também fica no teto.
Telas EFIS
As telas 1 e 5 do Sistema de Instrumentos de Voo Eletrônicos (EFIS, em
inglês) mostram dados como velocidade, altitude, direção e atitude
(posição em relação ao solo). As telas 2 e 4 informam sobre tráfego
aéreo, rota, meteorologia etc. A tela 3 informa condições do motor e de
controle de voo, como posição de flaps e spoilers.
Manches
Controlam superfícies móveis nas asas e na cauda (ailerons e
profundores). Girando, o piloto comanda o aileron e o avião vira para a
direita ou a esquerda. Ao puxar o manche em sua direção, o piloto
controla o profundor, elevando o nariz do avião para ganhar altitude. Ao
empurrá-lo, baixa o nariz e a aeronave desce.
Manetes
São quatro alavancas: duas para cada piloto. Os manetes de potência
aceleram e reduzem a potência do motor tanto em solo quanto em voo. Os
manetes do reverso são alavancas menores, acionadas apenas no pouso,
após o avião tocar o solo. Elas invertem o fluxo de descarga do motor,
reduzindo a velocidade do jato.
Pedais
Controlam o leme de direção e movimentam o avião para a esquerda ou a
direita – ao pressionar o da direita, o jato vira para a direita. No
pouso, servem para parar o avião: empurrando a ponta dos dois pedais
para baixo, o piloto freia as rodas do trem de pouso principal, situado
no meio do avião.
PARA O ALTO E AVANTE
Passo a passo da decolagem de um Boeing 747
Para subir, os flaps são acionados e os motores acelerados com o avião
ainda parado. Tirando os pés do pedal, os freios são liberados e, ao
atingir a velocidade de rotação – que varia de pista para pista –, o
piloto puxa o manche, empinando o nariz do jato a 15 graus. Uma vez no
ar, os flaps e trens de pouso são recolhidos para diminuir o arrasto com
o ar.
FONTES Augusto Fragoso e Klaus Schween, pilotos e instrutores da Wings Escola de Aviação Civil