Adolescentes que veem fotos de amigos bebendo e fumando postadas no Facebook estão mais inclinados a iniciarem esses hábitos, afirma um estudo feito pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Conduzido pelo departamento de medicina da universidade americana.
De acordo com Thomas Valente, professor de medicina preventiva e um dos condutores do estudo, o levantamento entrevistou mais de 1.500 pessoas com idade entre 15 e 16 anos sobre os atos delas online e offline. Também foi perguntado sobre a frequência do uso de redes sociais e com qual frequência os entrevistados costumavam beber ou fumar.
O estudo concluiu que não é o tamanho da rede de amigos em mídias sociais que leva os adolescentes a terem um comportamento de risco, mas a exposição desses jovens a imagens de pessoas em festas ou bebendo.
"As evidências sugerem que o comportamento de amigos online é uma fonte viável de influência dos pares", afirmou Grace Huang, uma das coautoras do estudo. "Este é um dado importante, pois 95% das pessoas com idade entre 12 e 17 anos nos Estados Unidos acessam a internet todos os dias. Desses, pelo menos 80% são usuários assíduos de redes sociais".
Quase 30% dos entrevistados afirmaram já ter fumado, enquanto mais da
metade disse já ter tomado, pelo menos uma vez, bebida alcoólica. Três
em cada dez adolescentes alegaram ter pelo menos um amigo que já fumou
ou consumiu álcool.
"Ainda não há muitas informações sobre como o uso das redes sociais
afeta a saúde dos adolescentes. Nosso estudo sugere que pode ser
benéfico ensiná-los sobre os efeitos negativos de postar comportamentos
de risco na internet e como isso pode afetar seus amigos", disse Grace
Huang.
Fonte: Terra