17:38
0
Um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um aplicativo que ajuda a mapear problemas urbanos como buracos nas ruas, vazamento de água, mato alto, entre outros. Chamado de “Cidadera”, o programa funciona em smartphones, com sistema iOS e Android, e também envolve um site na internet.

“Quando teve aquela onda de protestos vimos que as pessoas estavam dispostas a consertar algumas coisas do Brasil. Percebemos que as pessoas têm muitas reclamações sobre as cidades e não sabem como recorrer. O objetivo do aplicativo é reportar publicamente os problemas que incomodam os cidadãos”, explicou Thiago Christof, cientista da computação formado pela UFSCar e co-criador do projeto.

O Cidadera levou três meses para ser desenvolvido e está disponível há duas semanas. Para reportar os problemas, é preciso fazer um cadastro, mas a reclamação pode ser feita de forma anônima. Os usuários podem acompanhar os casos reportados e são notificados por email quando o problema é resolvido.

O aplicativo está sendo apresentado para os secretários municipais, para que eles possam tomar conhecimento dos problemas reportados e solucioná-los de maneira direta. Em São Carlos (SP), uma ONG recolhe as reclamações cadastradas no Cidadera e protocola na prefeitura.

O sistema, que tem abrangência nacional, é gratuito e conta, atualmente, com 300 usuários cadastrados e 219 reclamações. “Futuramente, quando espalhar para outras cidades, queremos gerar índices de qualidade dos municípios. Vamos avaliar as prefeituras que mais resolvem os problemas”, contou Christof.

Fonte: G1