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 Ainda que seja o 4º maior do mundo, o mercado brasileiro carece de diversidade em alguns segmentos. O mais agonizante atualmente é o de esportivos "acessíveis", aqueles que custam menos que um apartamento. Um dos últimos golpes nos amantes desses carros foi em abril de 2009, quando a Volkswagen decidiu interromper a comercialização do Golf GTi, à época equipado com um motor 1.8 turbo de 193 cavalos e câmbio manual. O segundo baque foi dado pela Honda no final daquele ano, quando tirou de cena o Civic Si – com seu 2.0 16V aspirado que "girava" até quase 9.000 rpm.

Desde então, a Fiat assumiu sozinha a tarefa de atender quem busca um autêntico esportivo acessível, com Punto T-Jet e Bravo T-Jet. Isso até o ano passado, quando chegaram Audi A1 Sport, Citroën DS3 e Volkswagen Fusca.

Esse cenário, no entanto, será totalmente reformulado a partir do ano que vem com a chegada de modelos inéditos e a volta de Civic e Golf. Veja a seguir os esportivos que em breve estarão no Brasil.




Entusiastas de “pocket rockets” (foguetes de bolso) há tempos namoram o 500 Abarth na vitrine de importadoras independentes que, em alguns casos, pedem valores faraônicos pelo pequeno esportivo – raramente os preços ficam abaixo dos R$ 200 mil. O namoro, enfim, poderá virar casamento: a Fiat começa a vender o Cinquecento mais potente no início de 2014, trazido do México.



A volta do esportivo foi confirmada pela Honda durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Há duas notícias boas e uma ruim sobre o novo Si: ele chegará mais potente e com carroceria cupê (mais esportiva); só que não será mais nacional, e sim importado dos Estados Unidos – portanto, virá mais caro.


A Peugeot ainda trata a importação da versão GTi como “estudo”, mas é questão de tempo até anunciar que trará o compacto da França para incrementar a linha 208 por aqui. A questão é: importar o GTi (fabricado na França) com motor 1.6 turbo de 200 cv, câmbio manual e carroceria de duas portas ou equipar o modelo nacional com o mesmo THP 1.6 turbo, mas calibrado para render 165 cv? A última possibilidade é a mais provável, considerando que motor e câmbio (um automático de seis marchas) já estão disponíveis em outros modelos da marca por aqui.


Menos hesitante que a Peugeot, a Renault está mais próxima de anunciar a vinda do Megane R.S., que é fabricado na Espanha. Na apresentação das duas únicas unidades do hatch que rodam no Brasil, a marca inclusive questionou os jornalistas sobre quais versões deveria trazer (Sport ou Cup) e por quanto. Se dependesse só do nível de diversão ao volante e de beleza, o Megane já deveria estar no país.


Um dos esportivos mais emblemáticos do mundo, o Golf GTi retomará sua história no Brasil – interrompida em 2009 – em grande estilo. Será o 1º Volkswagen a carregar a plataforma multiproposta MQB. Primeiro vai ser importado da Alemanha e, posteriormente, será produzido na planta da VW em São José dos Pinhais (PR) ao lado do novo Audi A3, com quem divide a arquitetura.