Em 18 de abril de 1938 (data aproximada), chegava às bancas dos EUA a primeira edição de Action Comics. Na capa, um homem com roupa de fortão de circo erguia um carro com os braços enquanto homens com cara de desespero saíam correndo. Foi a estreia de Superman, o Homem de Aço.
Apesar de dizer "junho, 1938" na capa, sabe-se que as revistas nos EUA saem meses antes do que a capa diz (para parecerem novas se a distribuição falhar). Em um depoimento em tribunal de 1939, o gerente da DC Jack Liebowitz declarou que a edição havia saído em 18 de abril. Para os fãs mais devotos, é a data que vale.
A ideia do personagem, porém, já estava anotada pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster há pelo menos cinco anos - o nome chegou a ser utilizado num conto escrito pelo primeiro e ilustrado pelo segundo. Depois de tentar várias editoras - que não topavam o inverossímil personagem com superpoderes -, Siegel e Shuster, aos 23 anos, venderam sua criação para a DC a 10 dólares por página, quantia que até hoje mobiliza a discussão nos tribunais.
Action Comics #1 vendeu mais de 100 mil exemplares na estreia e lançou o gênero dos super-heróis nos quadrinhos dos EUA - o gênero dominante até hoje. Custava 10 cents. Os raros exemplares da edição são comercializados atualmente por até US$ 2 milhões.
O personagem foi criado em meio à Grande Depressão, sendo o primeiro super-herói e dando início à Era de Ouro dos quadrinhos. Siegel e Shuster moldaram o Homem de Aço como um campeão da verdade e da justiça a partir de ideias - e mitos - já existentes em diversas civilizações.
Ao longo dos anos, publicado pela DC Comics, o Superman ganhou uma mitologia vasta, com elementos como o planeta Krypton, a Supergirl, Krypto (o Supercão), a Legião dos Super-Heróis e muitos outros personagens e cenários que lhe adicionaram dimensões emocionais e conflitos pessoais, tornando-o um dos maiores ícones da cultura pop no planeta.
A Origem de Superman
Entre as várias versões existentes da origem do Superman, a constante é sua origem em Krypton, um planeta condenado. Sem opção, o cientista Jor El envia seu único filho, Kal El, à Terra, momentos antes da explosão do planeta. Depois de uma longa viagem, o bebê kryptoniano cai com seu foguete em um campo no Kansas, onde é descoberto pelo casal Jonathan e Martha Kent. No nosso planeta, banhado pela luz amarela do Sol, o jovem, rebatizado por seus pais adotivos como Clark Kent, desenvolve superpoderes como a capacidade de voar, invulnerabilidade, visão de calor, superforça e outras habilidades espetaculares.
Clark adota a Terra como seu lar e passa a defendê-la de ameaças locais e de todo o universo, contando sempre com a ajuda de amigos como Lois Lane, Perry White, Lana Lang e Jimmy Olsen e aliados heróicos como Bruce Wayne (Batman), Diana (Mulher-Maravilha) e Hal Jordan (Lanterna Verde), com quem integra a Liga da Justiça.
0 comentários:
Postar um comentário