14:39
0

A moeda virtual Bitcoin vem preocupando o governo americano por dois motivos: o uso da moeda por traficantes e terroristas para lavagem de dinheiro e compra de armas e drogas; e o seu impacto na economia. Se você não sabe o que é bitcoin, para quê é usado e como funciona, aqui vai.


Bitcoin

O que é?


Moeda virtual representada por uma sequência de números que tem valor real. É um Electronic Payment System (sistema de pagamento eletrônico) de ponto-a-ponto (P2P-peer to peer), ou seja, entre duas partes.



Quanto vale? 

Comprar e vender bitcoins depende da disponibilidade do serviço de câmbio de cada país. A prática é bem comum nos Estados Unidos, Europa e Japão, e começou há pouco tempo no Brasil. Um bitcoin vale mais ou menos U$112, mas  a cotação varia muito e muito rápido.



Quais as vantagens?

Privacidade- A identidade dos usuários é uma sequência de números. 
Descentralização- não é intermediado por nenhuma instituição financeira, portanto não há taxas de operações financeiras ou impostos.

Aberto - informações como renda, profissão e antecedentes criminais não são necessárias para efetuar um pagamento usando o bitcoin. Para comprar bitcoins é só imprimir um boleto bancário.

Como funciona? 

Cria-se uma carteira e um endereço Bitcoin, fazendo download de um programa (como o Bitcoin-QT). O código gerado será a sua identidade. Os bitcoins adquiridos são guardados nesse arquivo. 


Quem aceita?

Hoje em dia dá para comprar de tudo com bitcoins, de jogos eletrônicos a motores de barco, de massagens à hospedagens (inclusive em algumas pousadas brasileiras) e até armas de fogo. Sites como SpendBitcoins disponibilizam uma lista de locais que aceitam a moeda.
Os produtos mais comercializados são video games, serviços de webdesigner e marketing digital. 

É seguro?

Os sites de câmbio dão uma lista de garantias como: registro contábil (ledger) público, assinatura digital, senha e blocos de transações (operações já realizadas) que servem como comprovantes. 
Mas, segurança na internet já é complicada para bancos e empresas, o que dirá para um sistema sem regulamentação. 

Já existem casos de usuários que perderam muito dinheiro por causa de hackers. Em maio deste ano, um site de câmbio brasileiro foi hackeado e deu prejuízo de quase 10 mil reais para um usuário. Leia a materia publicada na Folha de 16/05/2013 Brasileiro que usa moeda virtual bitcoin tem R$ 9.200 'sequestrados' por site de câmbio. 
Isso sem falar da falta de recursos jurídicos se, por exemplo, seus bitcoins desaparecerem. E eles desaparecem sim. Se você não fizer um backup do seu arquivo e tiver um problema no computador, já era.


Como fazer para comprar video games com bitcoins?

Jogos eletrônicos disponíveis na Amazon, iTunes, Xbox Live, PSN, Steam, Origin, Uplay e outros podem ser resgatados usando o código ou o key comprados em sites que aceitam bitcoins. O importante é procurar ver a reputação do site em fóruns como Bitcoin Forum.

Apostar no bitcoin é como investir na Bolsa de Valores, muitas variáveis e risco. Minerar bitcoins (gerar a moeda  usando algorítimos e uma parafernalha de equipamentos) pode ser lucrativo por enquanto, mas o uso desse sistema de pagamento para atividades criminosas, a especulação e as opiniões dos economistas colocam em dúvida o futuro desse dinheiro eletrônico.