15:04
0
Veja porque esses produtos conhecidos como bombas podem te trazer sérios problemas.


Muitos jovens hoje em dia, na ânsia de ficarem “bombados” e dar adeus à solteirice, ao perceberem que modelar o corpo através de exercícios é algo demorado e sofrido, tendem a tentar “pular etapas”. E é aí que passam a recorrer aos suplementos alimentares, e às vezes até à coisas piores, como os anabolizantes, também conhecidos como bombas.

Como sempre abordamos temas relacionados à saúde, e em nosso púbico fiel, muitos são adeptos da musculação, não poderíamos deixar de tratar aqui desse tema, e alertar os nossos leitores sobre o perigo das bombas e dos suplementos usados sem orientação médica.

Suplementos Alimentares

Na pressa de ganhar músculos, frequentadores de academias de ginástica recorrem a produtos que são vendidos irregularmente como suplementos alimentares, mas contêm substâncias perigosas e que podem provocar dependência. É no esforço excessivo que está o perigo.

Os suplementos são utilizados como estratégia para que a pessoa possa aumentar o consumo de determinado nutriente ou substância, de maneira mais prática do que através da ingestão de um alimento. Mas é claro que seu uso só deve ser incluído na dieta se a alimentação tiver algum déficit de alguma vitamina ou componente, mas isso deve ser diagnosticado por um médico, obviamente.

O que é mais preocupante em relação a esses suplementos é que eles podem conter substâncias potencialmente prejudiciais, como a androstenediona, creatina e efedrina. O perigo aumenta, pois a maioria das pessoas acaba fazendo uso desses suplementos sem a mínima orientação médica, pondo em risco sua saúde e sua vida. 

A efedrina, por exemplo, pode causar taquicardia e é excessivamente nociva a quem tem problemas cardíacos. Já a androsterna em excesso, pode causar problemas de fertilidade e de disfunção erétil. Se você quer usar suplementos alimentares, vá a um nutricionista, que lhe pedirá vários exames e pode determinar se realmente seu corpo precisa de algo, e do que ele precisa.

Anabolizantes (Bombas)


Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido, provocando o inchaço dos músculos.

Geralmente, os anabolizantes, ou “bombas”, como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin são alguns exemplos de esteróides. Normalmente, eles são medicamentos que foram criados para outros fins. Além disso, os esteróides anabólicos são medicamentos potentes, com um grande número de possíveis efeitos colaterais, que dentre os quais podemos citar:

• Calvície;
• Hipertrofia da próstata;
• Acne;
• Agressividade;
• Hipertensão;
• Limitação do crescimento (os esteróides anabólicos podem interromper o processo de crescimento);
• Aumento do colesterol;
• Virilização em mulheres (crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia);
• Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino);
• Dores de cabeça;
• Impotência e esterilidade;
• Insônia;
• Hepatotoxidade (quase todos os esteróides causam lesão no fígado);
• Problemas de tendões e ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos)

Todos esses fatores dependem da dose e da forma como eles são ingeridos, seja via oral ou intravenosa. A maioria dos esteróides tem a venda proibida sem receita médica, mas infelizmente sabemos que isso não costuma ser um empecilho no Brasil, não é verdade?


Pois é pessoal, se você quer malhar e ter um corpo bem definido, mas com saúde, sugerimos sempre procurar seu médico de confiança, e jamais ir na onda dos anabolizantes, que podem ser uma viagem sem volta! Se você tem algo a adicionar nas nossas dicas, não hesite em deixar seu comentário, ok?

Fontes: Areah e Boa Saúde.