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1 - Acelere e freie devagar. Quem acelera mais do que o necessário precisa frear de forma brusca com mais frequência. O pedal do acelerador controla o envio de combustível para o motor. E frear com calma permite aproveitar a inércia para retomar a velocidade.

2 - Acompanhe o torque no painel de conta giros e consulte o manual do proprietário para saber o ponto certo da troca de marchas. Recomenda-se a mudança em torno dos 2 mil giros, ainda na faixa baixa. A média deve ser usada apenas em ultrapassagens e a alta deve ser evitada, pois desgasta o motor.

3 - Nunca desça na banguela. Além de ser muito mais seguro descer uma ladeira com o carro engrenado, o sistema de freios fica sobrecarregado quando o câmbio não está funcionando – e toda sobrecarga demanda combustível extra.

4 - Andar na reserva leva os resíduos do fundo do tanque de combustível para o motor. Eles vão parar nos bicos injetores, que ficam entupidos. Mas encher o tanque demais também não é bom: o jato final que o frentista oferece, depois que o gatilho da bomba de abastecimento desarmou, costuma vazar.

5 - Quem faz a calibragem uma vez por semana pode consumir até 20% menos combustível. Isso porque a resistência do rolamento provocada pelos pneus baixos força o motor. O mesmo vale para o alinhamento das rodas, que deve ser conferido, no mínimo, uma vez ao ano.

6 - Acompanhe o nível de óleo, pois lubrificante vencido é como alimentação insuficiente: o motor não para de funcionar, mas o faz com mais dificuldade. E lembre-se que quanto maior a viscosidade, mais força a bomba de óleo precisa fazer. Produtos menos viscosos também diminuem a emissão de poluentes.

7 - Não crie obstáculos. Afinal, qualquer acessório extra, como os bagageiros de teto, aumenta a resistência do ar e obriga o motor a trabalhar mais. Pelo mesmo motivo, quando estiver acima de 80 quilômetros por hora, evite dirigir com as janelas abertas.

8 - Quando parado ao sol, o carro fica quente como uma estufa, e vai ser preciso acionar o ar-condicionado por mais tempo para normalizar a temperatura. O truque aqui é rodar um pouco com os vidros abertos, em baixa velocidade, para o ar circular. Só depois ligue o sistema.

9 - Elimine o excesso de bagagem. Afinal, o consumo de combustível aumenta em 2% para cada 40 quilos de peso extra. Além disso, avalie se você comprou o carro certo: veículos pequenos e 1.0 podem não ser os mais econômicos para uma família de cinco pessoas.

Fontes: Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural do Ministério das Minas e Energia (Conpet); Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA); Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis.