Entre aqueles que não possuem perfil, raramente fazem login e os que utilizam o Facebook como página inicial do navegador, há diferentes tipos de usuários da maior rede social do mundo. Analisando as 1,1 bilhão de pessoas cadastradas, no entanto, é possível observar alguns padrões de comportamento. Para as empresas, conhecer esses usuários é importante para achar os 'alvos' de suas campanhas. A agência de marketing digital Optify compilou dados e identificou os tipos diferentes de usuários do Facebook.
O Bisbilhoteiro
A principal função do Facebook para O Bisbilhoteiro é justamente bisbilhotar a vida alheia - especialmente se essa vida for a de algum ex ou algum possível futuro namorado (a).Ele gosta de pedir para outras pessoas se pode usar o perfil deles para olhar os amigos destas pessoas e ter acesso a fotos e conteúdos privados. O usuário médio conecta-se ao Facebook 14 vezes por dia, mas O Bisbilhoteiro precisa de muito mais do que isso para conseguir as informações que deseja.
O Baby Boomer
"Baby Boomer" é o termo em inglês usado para as pessoas que nasceram no pós-2ª Guerra Mundial, em um boom de natalidade. Ou seja, são pessoas entre 55 e 64 anos - com em média 113 amigos no Facebook - e maiores de 65 anos - com cerca de 115 amigos - cujo principal passatempo na rede social é comentar nos posts dos filhos. Quem acha que há poucos desses online, se engana: a participação da faixa etária cresceu mais de 26% só neste ano.
O Maníaco
O Maníaco passa o tempo todo curtindo e comentando posts no Facebook. Foto, para ele, é autorretrato batido com o celular - às vezes com, às vezes sem espelho. Em média, os usuários da rede social curtem 14 conteúdos em um mês, mas O Maníaco ultrapassa muito essa média, segundo a Optify. É provavelmente por causa dele que o post mais comentado do mundo recebeu 1.001.291 comentários, segundo o Guinness de 2012.
O Super Compartilhador
Curtir não é o suficiente: para O Super Compartilhador, é o botão de "share" que mais importa no Facebook. E isso inclui fazer check-in em todos os cômodos da casa, no escritório, no restaurante, no jardim... 4,8 milhões de pessoas compartilharam informações sobre onde estavam em um determinado momento, e 4,7 milhões curtiram páginas relacionadas a tratamentos de saúde.
O Garoto Propaganda
Mais do que vestir a camisa, O Garoto Propaganda compartilha e curte
tudo o que sua empresa posta no Facebook. Apontado como maníaco por
trabalho, mesmo na folga ele não perde a chance de promover a companhia.
Mesmo com a ajuda desses usuários, as estatísticas apontam que apenas
16% dos fãs de uma página de marca realmente veem o conteúdo publicado
nela.
O Desconfiado
Mesmo antes do escândalo do Prism ele já tinha medo de que suas
informações pessoais fossem observadas por terceiros. No perfil dele, as
configurações de privacidade são todas "apenas para amigos" - ou
"apenas eu" - e o sobrenome pode até ser inventado, para preservar sua
identidade. Além disso, ele não aceita amigos que tenham perfil aberto.
13 milhões de usuários nunca ouviram falar das ferramentas de controle
de privacidade do Facebook.
O Curador
Se é legal, O Curador viu, curtiu, compartilhou e fez questão que todos
os seus milhares de amigos tivessem acesso àquele conteúdo. Dos gatos
mais fofos da web aos clipes mais vistos e os virais e memes do último
minuto, O Curador quer ser aquele a apresentar tudo o que você precisa
ver no Facebook.
O Jogador
O Jogador não poderia ter uma descrição mais óbvia: o Facebook, para
ele, é um fliperama. Quando acabam as fichas do Candy Crush, ele vai
para o Farmville, e aí descansa um pouco com Diamond Dash. Um em cada
quatro usuários da rede social paga para jogar games no Facebook, o que
equivale a 250 milhões de usuários.
O Não-Usuário
Ele tem conta, registrou um e-mail, talvez até se deu ao trabalho de
colocar uma foto de perfil. Mas O Não-Usuário simplesmente não usa o
Facebook. Dos 1,1 bilhão de perfis, 18% pertencem aos Não-Usuários,
também chamados de não-ativos. Além deles, ainda há 10% de usuários que
conectam... pelas mãos de terceiros: marcas, animais de estimação e
objetos.
O Super Social
O Super Social leva ao pé da letra a ideia de conectar-se com pessoas
reais através de redes virtuais. Ele convida para todas as festas
possíveis e imagináveis, independente de em qual cidade ou país os
amigos estão. Da cerveja de sexta-feira à maior balada do mês, grupos e
eventos são as principais notificações que trazem o nome do Super
Social. Em média, um usuário do Facebook está conectado a 80 eventos,
grupos e páginas.
Fonte: Terra