09:49
0

Entre aqueles que não possuem perfil, raramente fazem login e os que utilizam o Facebook como página inicial do navegador, há diferentes tipos de usuários da maior rede social do mundo. Analisando as 1,1 bilhão de pessoas cadastradas, no entanto, é possível observar alguns padrões de comportamento. Para as empresas, conhecer esses usuários é importante para achar os 'alvos' de suas campanhas. A agência de marketing digital Optify compilou dados e identificou os tipos diferentes de usuários do Facebook.


O Bisbilhoteiro

A principal função do Facebook para O Bisbilhoteiro é justamente bisbilhotar a vida alheia - especialmente se essa vida for a de algum ex ou algum possível futuro namorado (a).Ele gosta de pedir para outras pessoas se pode usar o perfil deles para olhar os amigos destas pessoas e ter acesso a fotos e conteúdos privados. O usuário médio conecta-se ao Facebook 14 vezes por dia, mas O Bisbilhoteiro precisa de muito mais do que isso para conseguir as informações que deseja.

O Baby Boomer

"Baby Boomer" é o termo em inglês usado para as pessoas que nasceram no pós-2ª Guerra Mundial, em um boom de natalidade. Ou seja, são pessoas entre 55 e 64 anos - com em média 113 amigos no Facebook - e maiores de 65 anos - com cerca de 115 amigos - cujo principal passatempo na rede social é comentar nos posts dos filhos. Quem acha que há poucos desses online, se engana: a participação da faixa etária cresceu mais de 26% só neste ano.

O Maníaco

O Maníaco passa o tempo todo curtindo e comentando posts no Facebook. Foto, para ele, é autorretrato batido com o celular - às vezes com, às vezes sem espelho. Em média, os usuários da rede social curtem 14 conteúdos em um mês, mas O Maníaco ultrapassa muito essa média, segundo a Optify. É provavelmente por causa dele que o post mais comentado do mundo recebeu 1.001.291 comentários, segundo o Guinness de 2012.

O Super Compartilhador

Curtir não é o suficiente: para O Super Compartilhador, é o botão de "share" que mais importa no Facebook. E isso inclui fazer check-in em todos os cômodos da casa, no escritório, no restaurante, no jardim... 4,8 milhões de pessoas compartilharam informações sobre onde estavam em um determinado momento, e 4,7 milhões curtiram páginas relacionadas a tratamentos de saúde.

O Garoto Propaganda

Mais do que vestir a camisa, O Garoto Propaganda compartilha e curte tudo o que sua empresa posta no Facebook. Apontado como maníaco por trabalho, mesmo na folga ele não perde a chance de promover a companhia. Mesmo com a ajuda desses usuários, as estatísticas apontam que apenas 16% dos fãs de uma página de marca realmente veem o conteúdo publicado nela.

O Desconfiado

Mesmo antes do escândalo do Prism ele já tinha medo de que suas informações pessoais fossem observadas por terceiros. No perfil dele, as configurações de privacidade são todas "apenas para amigos" - ou "apenas eu" - e o sobrenome pode até ser inventado, para preservar sua identidade. Além disso, ele não aceita amigos que tenham perfil aberto. 13 milhões de usuários nunca ouviram falar das ferramentas de controle de privacidade do Facebook.

O Curador

Se é legal, O Curador viu, curtiu, compartilhou e fez questão que todos os seus milhares de amigos tivessem acesso àquele conteúdo. Dos gatos mais fofos da web aos clipes mais vistos e os virais e memes do último minuto, O Curador quer ser aquele a apresentar tudo o que você precisa ver no Facebook.

O Jogador

O Jogador não poderia ter uma descrição mais óbvia: o Facebook, para ele, é um fliperama. Quando acabam as fichas do Candy Crush, ele vai para o Farmville, e aí descansa um pouco com Diamond Dash. Um em cada quatro usuários da rede social paga para jogar games no Facebook, o que equivale a 250 milhões de usuários.

O Não-Usuário

Ele tem conta, registrou um e-mail, talvez até se deu ao trabalho de colocar uma foto de perfil. Mas O Não-Usuário simplesmente não usa o Facebook. Dos 1,1 bilhão de perfis, 18% pertencem aos Não-Usuários, também chamados de não-ativos. Além deles, ainda há 10% de usuários que conectam... pelas mãos de terceiros: marcas, animais de estimação e objetos.

O Super Social

O Super Social leva ao pé da letra a ideia de conectar-se com pessoas reais através de redes virtuais. Ele convida para todas as festas possíveis e imagináveis, independente de em qual cidade ou país os amigos estão. Da cerveja de sexta-feira à maior balada do mês, grupos e eventos são as principais notificações que trazem o nome do Super Social. Em média, um usuário do Facebook está conectado a 80 eventos, grupos e páginas.

Fonte: Terra