51 978 km
Faltava pouco para a revisão dos 50 000 km quando nosso HB20 de Longa
começou a apresentar falhas no funcionamento do motor. “Parei no posto,
abasteci o tanque e saí rodando normalmente.
Dois quilômetros depois,
já chegando à Editora Abril, o motor começou a falhar, principalmente em
baixa rotação”, diz o repórter visual Eduardo Campilongo. Mas quem mais
sentiu a recaída do HB foi o revisor de texto, Renato Bacci: “Foi
praticamente impossível rodar com o motor frio e, até que ele
esquentasse, falhou muito”. Pintava, ali, uma ótima oportunidade de
testarmos o serviço de socorro da Hyundai – o HB20 tem garantia de cinco
anos.
No horário combinado, uma plataforma retirou o carro no endereço
fornecido e o levou até a concessionária paulistana Max Ipiranga. No
mesmo dia, a autorizada entrou em contato avisando que o reparo estava
pronto. Na retirada, o consultor explicou: “Em algum momento, a válvula
do sistema de partida a frio que permite a passagem da gasolina do
tanquinho para o motor se abriu e não fechou mais”.
Nosso consultor
técnico, Fabio Fukuda, conclui a explicação: “A injeção da gasolina é
feita no coletor de admissão, que fica após o corpo de borboleta. Ou
seja, no nosso HB, a central eletrônica liberava a passagem de
determinada quantidade de ar, mas o motor recebia uma maior. Por isso
ele falhava”. A Max fez a troca da peça em garantia, sem custo.
De volta à ativa, nosso HB20 logo chegou aos 50 000 km. A última
parada programada ficou a cargo da paulistana Max Morumbi. Previamente
agendada, a manutenção foi feita num único dia. Nela, foram trocados o
lubrificante do motor e os filtros de óleo e combustível – o de ar é
substituído a cada 40 000 km e o de cabine, a cada 30 000 km. A
conta respeitou o valor sugerido pela fábrica, 248 reais.
Alinhamento e
balanceamento foram feitos a contento, mas erraram no rodízio. Pelos
serviços extras, eles nos cobraram 120 reais.
Consumo
No mês (13,1% na cidade) - Etanol 8,9 km/l
Desde dez/12 (19,5% na cidade) - Etanol 8,8 km/l
Principais ocorrências
8 597 km Trepidação da palheta do limpador esquerdo do para-brisa
10 067 km Pneu com banda de rodagem cortada por linha de pipa com cerol
28 954 km Vidro da porta traseira direita com movimentação lenta
47 827 km Falha no motor. Troca da válvula controladora do sistema de partida a frio
Diário
Válvula da partida a frio com problema deixa o motor do nosso HB com
funcionamento irregular | O HB em Bananal, extremo leste de São Paulo